Notícias:
Banco do Brasil anuncia o fechamento de 361 agências e programa de demissão voluntária

BRASIL – Na última segunda-feira (11), o Banco do Brasil – BB, anunciou um mega plano de reorganização administrativo que via fechar 361 agências de atendimento e a demissão de 5.000 funcionários, chamou atenção do mercado financeiro e o setor político em Brasil.

Foto: Divulgação

A direção da estatal espera com as mudanças, poder economizar R$ 535 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025 com as medidas adotadas. A revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional devem ser feitas no 1º semestre deste ano.

A intenção, segundo o comunicado, é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no país. No saldo, o banco terá 347 agências a menos.

O número de agências caiu 19,7% e o de funcionários recuou 8,5% em 5 anos.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o comunicado do Banco do Brasil, das 361 unidades que serão fechadas, 112 são agências. O Banco do Brasil vai converter 243 agências em postos de atendimento. Outros 8 postos vão ser transformados em agências.

Há também encerramento de atividades em 242 postos de atendimento e 7 escritórios.

Em relação ao programa de demissão, o BB aprovou o PAQ (Programa de Adequação de Quadros) para otimizar a distribuição da força de trabalho e equacionar situações de vagas e excessos. Vai viabilizar também o PDE (Programa de Desligamento Extraordinário).

O número final de adesões e os impactos financeiros serão divulgados em 5 de fevereiro.

A pressão de aliados políticos do presidente Jair Bolsonaro levou o Palácio do Planalto a reagir contra a restruturação do Banco do Brasil e pode resultar na saída do atual presidente da instituição, André Brandão.

A principal irritação de Bolsonaro é motivada pelo anúncio das medidas antes da definição das presidências da Câmara e Senado — as eleições estão previstas para fevereiro.

Dentro do governo, há a visão de que Brandão é um “outsider”, que, apesar de muito conhecimento no mundo financeiro, não entende a função institucional do cargo, que inclui uma relação próxima com lideranças políticas.

Com informações do Poder 360 e Globo News

%d blogueiros gostam disto: