Notícias:
Nova Iguaçu: Hospital da Posse convoca doadores de sangue após registrar queda no estoque

NOVA IGUAÇU – O Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI, também conhecido como Hospital da Posse, segue com queda no estoque de sangue, agravado desde o início da pandemia da Covid-19, e que acabou sendo agravado também pelos feriados de fim de ano, período em que a procura de doadores costuma ser menor. Para atender a demanda, o banco de sangue precisa coletar 600 bolsas mensais, porém, vem recebendo, em média, 335 doadores. Diariamente, a unidade, que tem perfil de trauma, atende baleados, vítimas de arma branca, acidentados e outros casos graves, que chegam de toda a Baixada Fluminense, com a maioria dos casos tendo necessidade de reposição sanguínea. A diminuição no estoque pode interferir na assistência prestada a esses pacientes.

Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu – Divulgação

Para evitar aglomerações, o banco de sangue do HGNI disponibilizou o agendamento pelo número (21) 97663-9352, além de tomar medidas de higienização do espaço regularmente ao longo do dia. As doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Foto: Divulgação

Quem pode doar sangue

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam bem de saúde, pesem mais de 50 quilos. É preciso levar documento original com foto, mas não é necessário estar em jejum, porém, o doador não poderá ter ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas e ingerido bebida alcoólica no dia anterior. Menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos Básicos para Doar Sangue

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  Modelo de autorização.
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:


– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Com informações da Prefeitura do Rio e Hemorio

%d blogueiros gostam disto: